LITERATURA

TRADIÇAO E RUPTURA - O PACTO DA TRANSGRESSÃO NA LITERATURA MODERNA

Autor: Carlos Felipe Moisés

ISBN: 9788561513610

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Dimensão: 23 cm x 15,5 cm

Edição: 1ªAno: 2012

N. páginas: 378

Valor:...

Sinopse: Este é um livro que os profissionais das áreas de Letras, Comunicação, Jornalismo, Arte, Filosofia e áreas afins devem incluir desde já na lista das suas leituras obrigatórias. O volume percorre uma variedade de temas e autores instigantes – de Ezra Pound a Octavio Paz, de Proust a Maiakovski, de Cruz e Sousa a Campos de Carvalho – buscando compreender por que, a partir das utopias vanguardistas do início do século 20, “romper com a tradição” veio a se tornar o grande imperativo categórico do mundo moderno, tendo extrapolado para todas as dimensões do saber e da vida cotidiana, sob a forma da lei suprema: “Transgrida ou pereça”. Mais do que nos temas em si, o caráter provocativo deste Tradição & ruptura radica no modo como as questões são aqui apresentadas e debatidas: nada de lições ou aulas burocráticas, nada de verdades a serem assimiladas e reproduzidas mais adiante, mas tão somente um espírito indagador, rebelde e insubmisso, que até gostaria de encontrar alguma verdade indiscutível e definitiva, mas tem sérias razões para desconfiar que isso não existe. E o livro ainda oferece uma boa razão, paradoxal, para insistir em procurar uma verdade de tal porte: o prazer da busca supera, em muito, a pequena alegria propiciada por qualquer verdade ilusória, a ser descartada logo em seguida.

ECOS DO SERTAO - SERTOES - VOZES DO ÁRIDO, SEMIÁRIDO E DAS VEREDAS

Autora: Josina Nunes Drummond.

ISBN: 9788561513962

Encadernação: Brochura

Dimensão: 23 cm x 15,5 cmN. páginas: 166

Edição: 1a

Ano: 2013

Valor: 35,00

 

Sinopse: Este livro é o resultado de um projeto de pesquisa pós-doutoral, aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como supervisora a Profa Dra Marli Fantini Scarpelli. A proposta central é o desenvolvimento de um estudo comparativo entre três grandes obras da literatura brasileira cujo tema é o sertão: Os sertões, de Euclides da Cunha (sertão semiárido), Vidas secas, de Graciliano Ramos (a aridez da seca nordestina), Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa (sertão das águas). O principal objetivo é focalizar analogias, convergências e divergências entre essas obras canônicas do cenário das letras nacionais. Considerandoque o ser humano usa espontaneamente o método comparatista em praticamente todas as suas atividades, e considerando a temática comum referente ao sertão brasileiro, as três obras propostas se prestam a um estudo comparativo, para que se estabeleçam convergências e divergências não apenas literárias, mas também espaciais, visto ser o sertão o espaço privilegiado no presente livro. É, portanto, nesse locus vivendi, que se inserem as personagens de Ecos do sertão: sertões - vozes do árido, do semiárido e das veredas.

ANGUSTIA DA CONCISAO ENSAIOS DE FILOSOFIA E CRITICA LITERÁRIA

Autor: Abrahão Costa Andrade

ISBN: 978-85-8305-008-7

Encadernação: Brochura

Dimensão: 23 cm x 15,5 cm

Edição: 2a (no prelo)Ano: 2013

Qtde páginas: 136

Valor...

Sinopse: O livro Angústia da concisão (ensaios de filosofia e crítica literária) foi publicado em 2003 pela Editora Escrituras, de São Paulo, com uma tiragem de 2000 exemplares, fazendo parte da Coleção “Ensaios transversais”. A partir de 2010, por um lado, quando o autor reorganizou o conjunto de seus trabalhos numa perspectiva mais coesa e mais clara para ele mesmo, uma vez que descobriu o fio condutor que atraia as suas inquietações filosóficas, usou alguns de seus estudos em versões modificadas para juntar-se a outros materiais (alguns ainda não novamente publicados): dois, “Heidegger, ciência e modernidade” e “Filosofia e realidade em Schiller”, aproveitados em seu livro Modernidade, crítica e filosofia prática. Estudos kantianos (Opção, 2012); dois outros, “Finitude e infinitude em Paul Ricoeur” e “Ética e leitura: Ricoeur e Dostoiévski”, na recolha de seus estudos sobre Paul Ricoeur, que constitui o livro O sujeito na história. Ética e leitura em Paul Ricoeur (Opção, 2012), conservando-se dele, ao fim, apenas o ensaio que dá título ao livro, e os poucos seguintes: “J. L. Borges: Alteridade”; “Ironia, Cristianismo, História”; e “A Literatura como Incômodo”, além de ter ampliado o estudo sobre Sartre. Por outro lado, em 2008, na cidade de Natal-RN, recolheu um conjunto de estudos ao qual deu o nome Por uma razão tensa: a filosofia como crítica e significação. É de alguns estudos dessa recolha que o autor aproveitou agora para terminar de compor a nova edição dessa Angústia que, assim, surge como um livro, na verdade, completamente novo, ao qual acrescentou o ensaio “Dois modelos de hermenêutica”, publicado em uma revista de limitada circulação; “Ensaio, tateio: leituras” (inédito de 1998) e (I)navegabilidade, inédito de 2005.

AS TRILHAS DA DERRISÃO: MECANISMOS DO RISO EM MOLIÉRE E MARTINS PENA

Autora: Josina Nunes Drumond
ISBN: 9788561513658
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 cm x 15,5 cm
Edição: 1a
Ano: 2012
N. de páginas:180
Valor: 30,00

 

Sinopse: A abordagem dos mecanismos do riso na Comédia é feita a partir da análise de dois autores de grande talento, considerados expoentes da comédia francesa e brasileira: O renomado francês Molière (Jean Baptiste Poquelin,1622/1673), considerado o maior comediógrafo e comediante francês de todos os tempos, e o injustiçado brasileiro Martins Pena (Luís Carlos Martins Pena, 1815/1848), criador da comédia nacional, chamado por João Caetano de “o Molière brasileiro”. Esse autor dramático fluminense, pouco lido e pouco conhecido, possui veia cômica inata e sabe como ninguém provocar a hilaridade descomedida em seu público. Martins Pena mantém a radição da imitação dos clássicos. Todavia não se atém a isso. Ele se volta para a realidade nacional, fazendo um daguerreótipo de nossa sociedade do período do Brasil Regência e dos primeiros anos do Segundo Reinado.”

AUGUSTO DOS ANJOS: ORIGEM E MODERNIDADE

Autor: Abrahão Costa Andrade

ISBN: 9788561513672

Encadernação: Brochura

Dimensão: 14 x 21 cm

Peso: 0,126 kg

Edição: 1ªAno de Lançamento: 2012

Número de pági...

Sinopse: Os três estudos apresentados neste livro procuram laborar na determinação de uma única ideia, a de que, sob o gesto de transgressão, para usar o termo de Barbosa Filho, ou de origem, no sentido germânico da palavra, Ursprung, o de salto originário, salto que faz gerar, dir-se-ia, no sentido de ‘parto’, mesmo, para usar os termos de Costa Andrade, a poesia de Augusto dos Anjos é a porta de entrada da modernidade brasileira em questão de poesia. Na comprovação dessa ideia convergente, em que o trato crítico-literário dispensado por ambos os autores não dispensa o uso de intuições filosóficas fecundas, como a chamada de atenção, por parte de Barbosa Filho, da unidade inextrincável de intuição e intelecto na poesia angelina, os autores devem descobrir, independentemente um do outro, um mesmo filão, quiçá inusitado, para a compreensão do poeta maior, a estrutura cindida de sua complexa subjetividade poética, e o quanto isso pode relevar de seu comportamento em relação aos estudos, à vida estudiosa.

REALIDADE EM PERSPECTIVAS: ARTIGOS DE JULIO CAMBA SOBREA A ESPANHA DA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX

Autora: Edna Parra Candido
ISBN: 978-85-61513-55-9
Ano: 1a. edição
Dimensão: 15,5 x 23 cm
Ano: 2012
N. de páginas: 136
Valor: R$ 30,00

 

Sinopse: Ao apresentar o pensamento do articulista espanhol Julio Camba, particularmente no que se refere ao momento que lhe tocou viver, pretendo demonstrar como sua pode ser um bom referente para provar que a história das sociedades se faz por meio de um complexo emaranhado de “verdades”, não necessariamente de corte maniqueísta, mas de diferentes gradações e múltiplos arranjos. Camba escreveu seus artigos em um momento de amplas transformações políticas e sociais: da perda das últimas colônias ultramarinasà instauração da mais longa ditadura em um país europeu. No que se refere a sua postura no período posterior à guerra civil , é possível que a franqueza cômica lhe pudesse ter sido facultada pela situação específica que viveu: sua declarada simpatia pelos nacionais. Supostamente o escritor pôde atuar revestindo-se com os trajes do “bufão da corte”, lançando burla s inofensivas.

CAMPO E CIDADE NA POESIA DE CESÁRIO VERDE

Autor: Valci Vieira dos Santos
ISBN: 9788561513245
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 15,5 x 23 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2011
...

Sumário: A temática proposta neste livro, “Campo e cidade na literatura”, exerceu, desde cedo, fascínio sobre nós, em função de sua constante presença na produção literária de escritores, desde os remotos tempos. Aliás, o campo e a cidade se constituem em dois espaços privilegiados para o desenvolvimento da literatura. Têm servido, por excelência, de cenários para o florescimento de ideias e para a construção de obras literárias que veem nesse binômio uma importante fonte, propiciadora de temáticas plurais. Não foram poucos os escritores que manifestaram esse desejo de percorrer o campo e a cidade, alguns à procura de informações para seus escritos, outros por se sentiam atraídos pelo magnetismo presente em um e em outro. O livro resulta da Dissertação de Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa, orientada pela Profª Doutora Lélia Maria Parreira Duarte, cuja indispensável colaboração agradecemos, apresentada à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O texto original foi ulteriormente revisto, tendo-se procedido a alguns cortes e breves alterações.

MACHADO DE ASSIS - O CRITICO LITERARIO ESQUECIDO

Autor: Maria Eli Queiroz
ISBN: 8561513128
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 16 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2010
Número de p...

Sinopse: Obedecendo a cronologia da atuação do escritor, Maria Eli caminha com os leitores pelas publicações machadianas tecendo comentários ao resultado de seu levantamento. As notas explicativas buscam exemplificar os comentários feitos pela autora ao decorrer da obra.

LITERATURA E INTERFACES, V.1

Autores: Wilbett Oliveira/Rodrigo da C. Araújo
ISBN: 8561513357
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 15,5 cm
Peso: 0,400 kg
Edição:...

Sinopse: Esta obra discorre sobre conceitos e temas inerentes à Literatura, perpassando por áreas relacionadas. Entre as questões apresentadas - 'Como é possível ler a literatura?'; 'Que aspectos ressaltar?'; 'Como, sem abdicar da tradição, abordar posicionamentos teóricos diferentes?'; 'Por onde passam as trilhas da teoria?'; entre outras.

SALMODIAR

Título: Salmodiar
Autor: Wilbett Oliveira
ISBN: 9788561513438
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamen...

SALIGNALINGUAGEM

Autor: Wilbett Oliveira
ISBN: 9788561513268
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 12 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2011
N. página...

Sinopse: Neste livro o autor almeja direcionar o leitor na epígrafe, retirada da
carta de Paulo aos Colossenses, 4;6, para sua principal matéria - o sal se une à
linguagem para transformá-la.

SEMEN - OU VERSOS ENTRETECIDOS OU UM SÓ POEMA

Autor: Wilbett Oliveira
ISBN: 9788561513454
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2011
N. página...

Sinopse: Coletânea de poemas sem título com o objetivo de uma integração entre eles através da visão do autor da palavra sêmen como pacto ou acordo, além do sentido atribuído pelos dicionários a ela como semente.

GRIS

Autor: Wilbett Oliveira
ISBN: 978856151308
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2009
N. páginas...

A poesia de Wilbett Oliveira pretende realizar-se apenas no trabalho conjunto entre o que ele oferece e o que o leitor recebe e é capaz de dar. É um convite a inventar; a inventar-se. Eis porque, segundo a mesma, é necessária a poesia em tempo.

INTRUSO

Autor: Tato Villanova
ISBN: 9788561513233
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 16 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2010
N. páginas:...

Sinopse: 'Intruso' conta a história de Alberto, simples zelador de um edifício residencial da zona sul de São Paulo que misteriosamente se vê num mundo de espanto e completo terror, onde ele é parte de um mistério que envolve anjos, demônios e o futuro da humanidade.

EDUCAÇÃO DO ESQUECIMENTO

Autor: Abrahão Costa Andrade
ISBN: 9788561513160
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2010
N. p...

Sinopse: O livro 'Educação do Esquecimento' reúne a produção poética do autor desde seu primeiro livro 'Afroameríndia', de 1992, até os trabalhos dos anos posteriores ('Punhal e Língua', de 1995; 'Tempo & Desaforo', de 1998; 'O Fazedor de Véus', de 2002), passando pelos já publicados 'Mulãria da Macambária' e 'O Idioma dos Pães'. Entretanto, a obra busca registrar - não se trata de uma reunião de todos os livros e poemas escritos por ele, mas de uma seleção que, se possível, se quer definitiva. São 18 anos de poesia, tempo para se criar siso e saber o que se deve lembrar, e o que se deve esquecer.

Please reload

Clique Aqui

© 2013 Opção Editora todos os direitos Reservados.

  • s-facebook
  • s-linkedin