LEITURAS EM EDUCACÃO 7 CAPA DOIS.jpg

LEITURAS EM EDUCAÇÃO — VOLUME SETE


Rodrigo Costa Araujo [Organizador]
1a. edição 2021, 164 p. 

eISBN 978-65-994583-7-8
ISBN 978-65-994583-6-1


DOI: https://doi.org/10.26893/LE7.2021

Sinopse: Leituras em Educação - volume 7 - é uma coletânea de sete artigos que, entre-saberes e leituras, analisa a educação utilizando de um diverso instrumental teórico, na tentativa de verificar a maneira como ocorre o entrelace educação com outros saberes e áreas. A pluralidade que pode ser depreendida da configuração desta obra, e que expande no sumário e nos artigos que a compõem, remete para a diversidade e profusão da leitura e da educação. Os textos se orientam por um conjunto diversificado de perspectiva e questões, mas todos eles, de alguma forma, pensam a leitura, a prática pedagógica
e os educadores ou gestores envolvidos nesse processo.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO


7 ENTRE-SABERES: LEITURAS OU DIÁLOGOSEM EDUCAÇÃO
Rodrigo da Costa Araujo


CAPÍTULO UM: 

11 FRICÇÕES: LEITURA E ILUSTRAÇÃO EM LIVROS INFANTOJUVENIS

Rodrigo da Costa Araujo


CAPÍTULO DOIS: 37 MENINAS NEGRAS NA LITERATURA: DEBATE ESCOLAR
SOBRE ETNICIDADE E RESISTÊNCIA
Pedro Dorneles da Silva Filho

 

CAPÍTULO TRÊS
49 A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM CIÊNCIAS
POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
Valdicélia Josefa de Jesus Silva

Adelina Cintia S. S. do Nascimento
Valdeci Josefa de Jesus Santos

Advanusia Santos Silva de Oliveira
 

CAPÍTULO QUATRO
71 ITABORAÍ: ENTRE A INTERFERÊNCIA POLÍTICA E O TRABALHO
TÉCNICO NA BUSCA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Andrea Paula de Souza Waldhelm

 

CAPÍTULO CINCO
97 POLÍTICAS PÚBLICAS: ELEMENTOS DE ANÁLISE DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA 2009-2019
Cremilda Barreto Couto

Ana Carolina Couto
 

CAPÍTULO SEIS
123 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS
E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PAULO FREIRE
Andréa Giglio Bottino

Sarah Oliveira de Medeiros
 

CAPÍTULO SETE
141 GESTÃO ESCOLAR E IDEB: ANALISANDO O IMPACTO DE UMA BOA GESTÃO NOS INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR
Wíverson Cardoso Pereira

Marcus Vinícius Barbosa
Querte Teresinha Conzi Mehlecke


163 SOBRE OS COAUTORES