LEITURAS EM EDUCAÇÃO Volume 10

ORGANIZADORES
Cremilda Couto Barreto — Doutora em Educação  (UFF)
Tânia Cristina da Conceição Gregório — Doutora em Educação (ProPEd-UERJ)
Rodrigo Costa Araujo — Mestre em ciências das Artes - UFF)


CONSELHO EDITORIAL:
ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM — Doutora em Educação (PUC/RJ)
CREMILDA COUTO BARRETO — Doutora em educação (UFF)
MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA — Doutora em Educação (UFPE)
NISUARTE VIRGÍNIA PINHEIRO — Doutora em Educação (FAE/UFMG)
RODRIGO DA COSTA ARAUJO
 — Mestre em ciências das Artes - UFF)
TÂNIA CRISTINA DA CONCEIÇÃO GREGÓRIO — Doutora em Educação (ProPEd-Uerj)
VICENTE ZATTI — Doutor em Educação (UFRGS)

I APRESENTAÇÃO/OBJETIVOS

 

Em continuidade com a publicação dos volumes anteriores do livro Leituras em Educação, a Opção editora está recebendo textos para o volume 10, com o objetivo é a disseminação dos estudos nas mais diversas áreas temáticas de Educação, sob a forma de artigos, ensaios, estudos de caso, vivências, exceto Educação a Distância, com chamada específica.

 

II NORMAS/CONDIÇÕES

 

Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos. Permite-se a publicação de trabalhos comunicados em eventos acadêmicos no Brasil ou no exterior, desde que não ultrapassem um ano de sua divulgação original.

 

Ao submeterem seus textos, o Autor concorda com a  cessão de direitos autorais e declara neste ato que é titular dos direitos autorais do texto, respondendo com exclusividade por sua origem e autenticidade, assegurando que não contém declarações injuriosas nem infringe quaisquer direitos autorais, de marca, patente ou de propriedade de terceiros e assume inteira responsabilidade civil e criminal perante a Editora e terceiros por quaisquer danos materiais ou morais, custos, despesas e prejuízos resultantes de eventuais demandas relacionadas à disputa, de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98.

A Editora receberá para publicação textos redigidos em Português, Espanhol e Inglês, que não reflitam obrigatoriamente a opinião dos Editores, Conselho Editorial e/ou Conselho Consultivo, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

 

Os textos podem ser em forma de artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas, cuja temática esteja relacionada à Educação. 

 

Os trabalhos serão publicados após a apreciação do Conselho Editorial, que analisará sua pertinência de acordo com a normas da Editora e parecer de dois avaliadores, cujas áreas de competência estejam relacionadas com o tema do trabalho. Os nomes dos avaliadores permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, os nomes dos autores.

 

A publicação seguirá critérios de indexação/critérios de avaliação Qualis/Capes, tais como:

  1. conselho Editorial composto por professores e pesquisadores de renomadas universidades;

  2. dados dos autores;

  3. ISBN, catalogação;

  4. DOI — dos textos separadamente e do livro integral;

  5. Indicador ORCID e/ou Lattes com os respectivos links;

  6. Acesso aberto (open access) – license creative commons cc by 4.0 – disponibilizado para download ou leitura on line no site da editora, Academia.edu e outras plataformas.

 

II NORMAS/CONDIÇÕES

— Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos. Permite-se a publicação de trabalhos comunicados em eventos acadêmicos no Brasil ou no exterior, desde que não ultrapassem um ano de sua divulgação original.

 

— Ao submeterem seus textos, o Autor concorda com a  cessão de direitos autorais e declara neste ato que é titular dos direitos autorais do texto, respondendo com exclusividade por sua origem e autenticidade, assegurando que não contém declarações injuriosas nem infringe quaisquer direitos autorais, de marca, patente ou de propriedade de terceiros e assume inteira responsabilidade civil e criminal perante a Editora e terceiros por quaisquer danos materiais ou morais, custos, despesas e prejuízos resultantes de eventuais demandas relacionadas à disputa, de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98.

— A Editora receberá para publicação textos redigidos em Português, Espanhol e Inglês, que não reflitam obrigatoriamente a opinião dos Editores, Conselho Editorial e/ou Conselho Consultivo, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

 

—  Os trabalhos serão publicados após a apreciação do Conselho Editorial e Organizadores, que analisarão a sua pertinência de acordo com a teor e a temática cujas áreas devem estar relacionadas com o temática do livro.

III APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS

Os trabalhos devem ser apresentados em word:

- formato: A4 (297 x 210mm),

- espaçamento 1,5 justificado

- margens: esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,5 cm.

- fonte: Calibri ou Times New Roman, tamanho 12 (doze);

- número de páginas: artigos: até 20 e resenhas entre 3 e 5 páginas.

Partes textuais:

Na primeira página do texto devem constar apenas:

a) título e subtítulo: (apresentar na língua do texto, em caixa alta, sem destaque e centralizado);

b)  resumo e abstract: devem estar com fonte em tamanho 10 e não pode ultrapassar 150 palavras, seguidas de até 5 palavras-chave / keywords;

c) corpus teórico/revisão de literatura: recomendamos o uso de referenciais teóricos na modalidade artigo/ensaio que tenha sido publicado em no máximo 5 anos. Acima disso, ficará a critério do Conselho decidir-se pela publicação.

d) referências: seguir orientação da ABNT (NBR-6023/2002; NBR-10520/2002);

e) notas de rodapé: devem ser evitadas. Se forem imprescindíveis, devem ser inseridas como NOTAS DE FIM e as suas remissões devem ser por números.

OBS: Não incluir referências como notas de rodapé. Use o critério AUTOR, DATA, PÁGINA para citações, de acordo com a NBR 6023: 2002.

f) citações:  deverão ser feitas no corpo do texto e seguir a NBR 10520:2002, da ABNT;

g) imagens: em boa resolução - 300 DPIs, inseridas no corpo do texto e enviada em formato JPEG em arquivo separado. Prints de tela de computador não são aconselhados.

 

IV – ENVIO DOS ORIGINAIS

a) prazo: os textos devem ser enviados até 30  de maio de 2022 por e-mail com a devida identificação “Coletânea Leituras em educação - volume 10” para contato@opcaoeditora.com.br 

 

b) formato dos arquivos: devidamente e nomeados seguindo os exemplos:

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À JUVENTUDE_TEXTO

 

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À JUVENTUDE_AUTORIA(S)

V INVESTIMENTO

A publicação será feita com a parceria editora e autores, e será cotizada pelo número de participantes com os seguintes custos:

- até 3 autores: R$ 150,00;

- até 5 autores: 220,00 

Forma de pagamento:
 

Transferência (PIX):

NU PAGAMENTOS — Semadar Alice de Oliveira MEI) — CNPJ 14.494.954.0001-02

Depósito/transferência:

BRADESCO — Ag: 2384-1 — Conta corrente: 71068-7

Wilbett R. de Oliveira — CPF: 721.363.677-49

SANTANDER — Ag: 4175 — Conta corrente: 2006845-6

Wilbett R. de Oliveira — CPF: 721.363.677-49

Para pagamento por meio de boleto, solicitar por e-mail ou whatsapp.

Após o pagamento, o autor deve enviar comprovante de transferência informando o seu nome e o título provisório do texto:

— Por e-mail: (contato@opcaoeditora.com.br)

— Por Whatsapp: (11) 97360-1609,

VII VERSÃO IMPRESSA

A aquisição da versão do livro no formato impresso é facultativa. Todos os coautores poderão adquirir exemplares diretamente com a editora, desde que a soma das aquisições totalize no mínimo 20 (vinte) exemplares ou adquirir exemplar nos principais marketplaces e livrarias.

VII MAIS INFORMAÇÕES

Outras informações ou dúvidas poderão ser obtidas/dirimidas por:

E-mail: contato@opcaoeditora.com.br

Whatsapp (11) 97360-1609