LEITURAS9COVER.jpg
LEITURAS EM EDUCAÇÃO - V. 9

Copyright by © 2022
Rodrigo da Costa Araujo et al.

Projeto editorial: Wilbett Oliveira

Editoração eletrônica: Editora Cajuína

Revisão: Dos autores

Conselho editorial:
Dra. Andrea Paula de Souza Waldhelm
Dra. Cremilda Barreto Couto
Dra. Querte Teresinha Conzi Mehlecke
Dra. Tânia Cristina da Conceição Gregório

ISBN 978-85-93447-37-2

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.86

SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO


CAPÍTULO UM
OS “DESPROPÓSITOS” DA INFÂNCIA NA POESIA  

DE MANOEL DE BARROS
Rodrigo da Costa Araujo

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.87


CAPÍTULO DOIS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:  ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS 
PRAGMÁTICOS DA LEITURA
Jussara Marques Barreto

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.88


CAPÍTULO TRÊS
A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA

PARA A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMA

DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sebastião José Leones de Oliveira — Alexandre António Timbane

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.89


CAPÍTULO QUATRO
LITERATURA E LEITURA ESCOLAR  NO ENSINO MÉDIO: CONSTATAÇÕES E PERSPECTIVAS
Josele da Rocha Monteiro    —  Rafael Durant Pacheco

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.90


CAPÍTULO CINCO
A EXOTOPIA E A AUTOETNOGRAFIA COMO RECURSOS  

PARA O DESENVOLVER A REESCRITA NA SALA DE AULA
Silviene Florentino  —  Victoria Wilson

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.91


CAPÍTULO SEIS
QUAL FOI A ÚLTIMA COISA QUE FIZEMOS PELA PRIMEIRA VEZ?
Maria Cristina Marques

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.92


CAPÍTULO SETE
O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À JUVENTUDE: 
REVISÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DOS ANOS 2000
Alice Pereira Xavier Lage

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.93    


CAPÍTULO OITO
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS
E DE FORMAÇÃO DO PESQUISADOR
Siomara Moreira Vieira Borba  

Tânia Cristina da Conceição Gregório
Alexandre Augusto e Souza

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.94


CAPÍTULO NOVE
PROPOSTA DE PERÍODO EXTRACLASSE: A FORMAÇÃO PERMANENTE  NO CENTRO DE FORMAÇÃO CAROLINA GARCIA

EM MACAÉ/RJ

Alice de Souza Pereira   —  Juliana Godói de M. Perez Alvarenga
Mariana GodoY de Miranda Queiroz

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.95 


CAPÍTULO DEZ
ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS:

PROBLEMATIZAÇÃO DE POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

E PROPOSIÇÃO DE POSSIBILIDADES
Cremilda Barreto Couto 

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.96 


CAPÍTULO ONZE
TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: 
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Marlene Aparecida Morceli Murakami

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.97


CAPÍTULO DOZE
A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: TEXTO E CONTEXTO À LUZ 
DO PENSAMENTO TEÓRICO  DE DERMEVAL SAVIANI
Mônica Alves Sally

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.98 


CAPÍTULO TREZE
AUTOINSEMINAÇÃO E INFORMAÇÃO: 
A EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS
Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral  

Luiz Felipe Barbosa de Souza  

Rebecca Linda dos Santos Souza 

DOI: ​https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.99 

 

SOBRE OS COAUTORES