EaD UM Cover.jpg

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - VOLUME UM

Querte Conzi Teresinha Melhecke 

[ Organizadora ]

1a. edição - São Paulo: Opção editora, 2022.   Série EaD, v. 1.

 

ISBN: 978-85-93447-33-4
eISBN 978-85-93447-36-5
DOI: 10.26893/desleituras.v9i9.113 

https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.113
 

Conselho Editorial
Abraham Bernárdez-Gómez (Universidad de Murcia, Espanha)
Alda Pereira (Universidade Aberta de Portugal)
​Ana Parada Gañete (Universidade de Santiago de Compostela)
António Moreira Teixeira (Universidade Aberta, Portugal)
Josivania Maria A. de Freitas (Ppgedumatec-UFPE - Grupo Ser Educacional-Uninassau)
Kátia Cilene da Silva (UFPE)
​Leila Rubinsztajn Direzenchi (Universidade John Kennedy-UFRGS)
Maria Auxiliadora Soares Padilha (UFPE)

 

Sinopse: Esta coletânea, reúne diversas contribuições, instigando o leitor a refletir sobre os estudos desenvolvidos e aplicados na educação a distância, apresentando pesquisas realizadas sobre a temática, os quais contribuem de forma efetiva para fins pedagógicos, trazendo consigo diferentes contextos e novas necessidades do uso das tecnologias digitais, com aprimoramento das metodologias no processo de ensino e aprendizagem. 
As tecnologias digitais evoluem rapidamente e para acompanhar e fazer uso das mesmas na educação a distância, se fez necessário movimentos nas práticas metodologias também, as quais necessitaram ser repensadas, envolvendo os mais variados recursos e métodos. Deste modo, um novo olhar sobre a educação a distância começa a surgir, integrando saberes tecnológicos, pedagógicos, metodológicos e imergindo na área da programação e desenvolvimento de novos recursos digitais. Neste viés, a coletânea elucida cenários educacionais em diferentes níveis de ensino, trazendo ao leitor uma visão geral das ações da educação a distância no panorama brasileiro.  

CAPÍTULOS

1 O CONCEITO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO AULA NA  EaD
José Matias dos Santos Filho

Samira Fayez Kfouri da Silva  

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.115 

2 DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: A IMPLANTAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL

DE APRENDIZAGEM DA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR (PIM)

Cristiane Kessler de Oliveira  

Karine Isis Bernardes Verch
Carolina de Vasconcellos Drügg

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.116

3 A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃODO DESIGNER INSTRUCIONAL EM CURSOS EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA
Fabyane Rabelo Dias

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.117

4 O ENSINO EaD E A PANDEMIA:  DESAFIO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO USO DE FERRAMENTAS DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR
Fernanda Antonia Carvalho Silva

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.119

5 O ENSINO HÍBRIDO E O TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS 
DE PANDEMIA: Revisão de literatura

Franck Wirlen Quadros dos Santos

Yuri Nascimento do Nascimento

 

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.120
    
6 ARTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO A DISTÂNCIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENFRENTADOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Inês Rosa De Arruda Ribeiro  

Andrea Barbosa de Souza 
Andreia Aparecida Pinto de Souza  

Edwin Gomes de Araujo 
Valdiney Pereira de Souza

 

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.121
 

7 PROFESSORES,  ALUNOS E A TECNOLOGIA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA:  AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Miriam Galvan Pereira

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.122

8 ALGUMAS ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) NA EDUCAÇÃO REMOTA
Wilma Amâncio da Silva

Giselle dos Santos Ventura
Pedro Paulo Farias de Oliveira  

Wellington Amâncio da Silva

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.123

9 O SENTIDO DA VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA PANDEMIA: UMA ABORDAGEM FUNDAMENTADA NA LOGOTEORIA

Silvano Andresso Guedes da Silva  

 Miquéias Moreira de Araújo

 

DOI: https://doi.org/10.26893/desleituras.v9i9.124