BIOÉTICA EM DEBATE: DILEMAS ATUAIS

 

ORGANIZADORAS: 

Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral

Doutora e mestra em Cognição e Linguagem (Uenf). Estágio Pós-doutoral em Direito Civil e Processual Civil (Ufes). Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil (Iberc), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), da Associação de Bioética Jurídica da UNLP (Argentina), do Instituto Internacional de Direitos Humanos (IIDH), da Academia Itaperunense de Letras (Acil). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Dignidade Humana (Gepbidh). Professora dos Cursos de Direito e Medicina. Advogada. 

 

Raquel Veggi Moreira

Doutora e mestre em Cognição e Linguagem pela Uenf. Estágio Pós-doutoral em Direito Civil e Processual Civil pela Ufes. Especialista em Direito Civil, em Direito de Família e mediação de conflitos pela Ucam e em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância pela UFF. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil (Iberc). Membro da Associação de Bioética Jurídica da UNLP (Argentina). Docente integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Dignidade Humana (Gepbidh). Advogada.

 

Karla Melo Silva

​Mestranda em Cognição e Linguagem (Uenf). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Dignidade Humana (Gepbidh). Pesquisadora do Projeto de Iniciação Científica sobre Autoinseminação. Advogada.

I APRESENTAÇÃO/OBJETIVOS

Opção editora está recebendo textos para a coletânea Bioética em debate: dilemas atuais com o objetivo de disseminar estudos nas mais diversas áreas temáticas sobre Bioética sob a forma de artigos e estudos de caso.

II NORMAS/CONDIÇÕES

Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos. Permite-se a publicação de trabalhos comunicados em eventos acadêmicos no Brasil ou no exterior, desde que não ultrapassem um ano de sua divulgação original.

 

Ao submeterem seus textos, os Autores declaram neste ato que são titulares dos direitos autorais do texto, respondendo com exclusividade por sua origem e autenticidade, assegurando que não contém declarações injuriosas nem infringe quaisquer direitos autorais, de marca, patente ou de propriedade de terceiros e assumem inteira responsabilidade civil e criminal perante a Editora e terceiros por quaisquer danos materiais ou morais, custos, despesas e prejuízos resultantes de eventuais demandas relacionadas à disputa, de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98. 

A Editora receberá para publicação textos redigidos em Português, Espanhol e Inglês, que não reflitam obrigatoriamente a opinião dos Editores, Conselho Editorial e/ou Conselho Consultivo, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

Os trabalhos serão publicados após a apreciação das Organizadoras, que analisarão a sua pertinência do texto com a temática da coletânea. 

 

A publicação seguirá critérios de indexação/critérios de avaliação Qualis/Capes, tais como:

  1. conselho Editorial composto por professores e pesquisadores de renomadas universidades;

  2. dados dos autores;

  3. ISBN, catalogação;

  4. DOI — dos textos separadamente e do livro integral;

  5. Indicador ORCID e/ou Lattes com os respectivos links;

  6. Acesso aberto (open access)license creative commons cc by 4.0 – disponibilizado para download ou leitura on line no site da editora, Academia.edu e outras plataformas.

 

III NORMAS/CONDIÇÕES

— Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos. Permite-se a publicação de trabalhos comunicados em eventos acadêmicos no Brasil ou no exterior, desde que não ultrapassem um ano de sua divulgação original.

 

— Ao submeterem seus textos, o Autor concorda com a  cessão de direitos autorais e declara neste ato que é titular dos direitos autorais do texto, respondendo com exclusividade por sua origem e autenticidade, assegurando que não contém declarações injuriosas nem infringe quaisquer direitos autorais, de marca, patente ou de propriedade de terceiros e assume inteira responsabilidade civil e criminal perante a Editora e terceiros por quaisquer danos materiais ou morais, custos, despesas e prejuízos resultantes de eventuais demandas relacionadas à disputa, de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98.

— A Editora receberá para publicação textos redigidos em Português, Espanhol e Inglês, que não reflitam obrigatoriamente a opinião dos Editores, Conselho Editorial e/ou Conselho Consultivo, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

 

—  Os trabalhos serão publicados após a apreciação das Organizadoras, que analisarão a sua pertinência de acordo com a teor e a temática cujas áreas devem estar relacionadas com o temática do livro.

IV APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS

Os trabalhos devem ser apresentados em word:

- formato: A4 (297 x 210mm),

- espaçamento 1,5 justificado

- margens: esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,5 cm.

- fonte: Calibri ou Times New Roman, tamanho 12 (doze);

- número de páginas: artigos: até 20 e resenhas entre 3 e 5 páginas.

Partes textuais:

Na primeira página do texto devem constar apenas:

a) título e subtítulo: (apresentar na língua do texto, em caixa alta, sem destaque e centralizado);

b)  resumo e abstract: devem estar com fonte em tamanho 10 e não pode ultrapassar 150 palavras, seguidas de até 5 palavras-chave / keywords;

c) corpus teórico/revisão de literatura: recomendamos o uso de referenciais teóricos na modalidade artigo/ensaio que tenha sido publicado em no máximo 5 anos. Acima disso, ficará a critério do Conselho decidir-se pela publicação.

d) referências: seguir orientação da ABNT (NBR-6023/2002; NBR-10520/2002);

e) notas de rodapé: devem ser evitadas. Se forem imprescindíveis, devem ser inseridas como NOTAS DE FIM e as suas remissões devem ser por números.

OBS: Não incluir referências como notas de rodapé. Use o critério AUTOR, DATA, PÁGINA para citações, de acordo com a NBR 6023: 2002.

f) citações:  deverão ser feitas no corpo do texto e seguir a NBR 10520:2002, da ABNT;

g) imagens: em boa resolução - 300 DPIs, inseridas no corpo do texto e enviada em formato JPEG em arquivo separado. Prints de tela de computador não são aconselhados.

 

V – ENVIO DOS ORIGINAIS

a) prazo: os textos devem ser enviados até 15  de maio de 2022 por e-mail com a devida identificação “Coletânea Bioética em debate” para contato@opcaoeditora.com.br 

 

b) formato dos arquivos: devidamente e nomeados seguindo os exemplos:

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À JUVENTUDE_TEXTO

 

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À JUVENTUDE_AUTORIA(S)

VI INVESTIMENTO

A publicação será feita com a parceria editora e autores, e será cotizada pelo número de participantes com os seguintes custos:

- até 3 autores: R$ 150,00;

- 4 e /ou 5 autores: 220,00 

Forma de pagamento:
 

Transferência (PIX):

NU PAGAMENTOS — Semadar Alice de Oliveira MEI) — CNPJ 14.494.954.0001-02

SANTANDER — Wilbett R. de Oliveira — CPF: 721.363.677-49

Depósito/transferência:

BRADESCO — Ag: 2384-1 — Conta corrente: 71068-7

Wilbett R. de Oliveira — CPF: 721.363.677-49

SANTANDER — Ag: 4175 — Conta corrente: 2006845-6

Wilbett R. de Oliveira — CPF: 721.363.677-49

Para pagamento por meio de boleto, solicitar por e-mail ou whatsapp.

Após o pagamento, o autor deve enviar comprovante de transferência informando o seu nome e o título provisório do texto:

— Por e-mail: (contato@opcaoeditora.com.br)

— Por Whatsapp: (11) 97360-1609

VII VERSÃO IMPRESSA

A aquisição da versão do livro no formato impresso é facultativa. Todos os coautores poderão adquirir exemplares diretamente com a editora, desde que a soma das aquisições totalize no mínimo 20 (vinte) exemplares ou adquirir exemplar nos principais marketplaces e livrarias.

VIII MAIS INFORMAÇÕES

Outras informações ou dúvidas poderão ser obtidas/dirimidas por:

E-mail: contato@opcaoeditora.com

WhatsApp: (11) 97360-1609