AUTORES

Abrahão Costa Andrade

Poeta e ensaísta, mestre e doutor em filosofia pela USP, é professor associado do Departamento de Filosofia da UFPB, onde leciona História da Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em Teoria das Ciências Humanas.

É autor, dentre outros, de Educação do Esquecimento (poemas, 2010); 

Modernidade, Crítica e Filosofia Prática (Estudos Kantianos, 2012);

Si-mesmo como História (inédito) e Mímesis;

A unidade plural (Ensaios para uma filosofia da literatura, inédito).

Adriana Santos Batista

Doutoranda e mestre em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela USP; professora assistente do Departamento de Educação do Campus X - Teixeira de Freitas da UNEB; membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens (GEICEL) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP). É coorganizador do livro Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (2014).

Aline Maria dos Santos Pereira

Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC; especialista em Leitura, Interpretação e Produção de Texto pela FACSUL/UNIME e licenciada em Letras e Artes-Espanhol pela UESC. Professora Assistente da UNEB, Campus X - Teixeira de Freitas. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens (GEICEL). É coorganizador do livro Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (2014).

Carlos Felipe

Carlos Felipe Moisés (São Paulo, SP, 1942) estreou como poeta com A poliflauta (1960), a que se seguiram, entre outros:

Carta de marear (Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1966),

Círculo imperfeito (Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978),

Subsolo (Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte, 1989);

Lição de casa (1998) e Noite nula (2008);

Dedica-se também à crítica literária, com especial interesse por poesia moderna e contemporânea:

Poesia e realidade (1977).

Celso Kallarrari

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Puc-Goiás; Licenciado em Letras e graduado em Teologia. Professor Adjunto da UNEB, membro do Conselho Editorial da Revista Mosaicum e parecerista da Revista Eletrônica do Nupex. Membro do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos — CifeFiL. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens (GEICEL). Membro da União Brasileira de Escritores — UBE. É coorganizador dos livros Leituras em Educação II (2008), Educação a distância e Novas Tecnologias (2013), Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (2014). É autor de vários artigos em revistas científicas e dos livros A Porta Remendada (2003) e As Últimas Horas (2009), As Últimas Palavras (2013), O Ritual dos Chrysântemos (2013) e Fé e Razão (2014).

Cilene Chaves

Mestre em Tecnologia Ambiental, formada em Letras e Psicopedagogia. É supervisora e professora de Ensino Fundamental e Médio e Superior. Desenvolveu projetos de Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas, BA. Organiza Congressos, Seminários e Palestras com enfoque ambiental
E-mail: cilenechaves@hotmail.com

 

PUBLICAÇÃO:
Práticas Cotidianas em Ambiental com Ênfase no Princípio Biocêntrico (Opção, 2011)

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba (1983), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Pós-Doutorado em Filologia Espanhola: Teatro Contemporâneo- UNED - Madri (2003). Atualmente é aposentada e Professor Efetivo - (Voluntária) da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES- CCHN- DLL-PPG Mestrado e Doutorado em Estudos Literários. Foi professora e diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPEPG).

Elizabeth J. Feijão

Cearense de Fortaleza, Elizabeth J. Feijão é autora de livros didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Internacional de Lisboa, Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará e Economista pela Universidade Federal do Ceará. Exerceu as funções de Diretora Acadêmica de Faculdade privada, Diretora Geral Pedagógica de uma rede de escolas de Ensino Fundamental e Médio, Professora do Ensino Fundamental e Médio e Professora Universitária em Fortaleza.

Dilson Vaz

já foi vendedor ambulante, servente de obras, marinheiro e recenseador do IBGE; trabalhou como entrevistador para os mais renomados institutos de pesquisas do país, tendo realizado principalmente pesquisas eleitorais e de mercado para grandes corporações.

Atualmente é funcionário da Petrobras, estudante de Direito e líder comunitário no mesmo bairro onde nasceu.

Contato com o autor: dilsonvaz@yahoo.com.br

Dirceu Falcão Ibaldo

O Rev. Dirceu Falcão Ibaldo, nasceu em 24/10/1956, na cidade de Sant´Ana do Livramento/RS. É Teólogo, com especialização em Estudos Sociais, Capelão e Administrador da UNIEBE- Instituto “ UNIVERSITAS ECCLESIAE” do Brasil, e Orientador Vocacional da Escola Superior de teologia Aplicada. Teólogo, Escritor e Ativista Cultural, recebeu inúmeras  honrarias de órgãos governamentais, civis e eclesiásticos por sua  produção intelectual. Sua extensa biografia estende-se pelas várias províncias eclesiásticas do globo, e da vida acadêmica e intelectual, sem desmerecer sua teologia da práxis cristã, alicerçada na Teologia do Evangelho Social, em que sua hermenêutica se dá, na interpretação bíblica na ótica dos pobres, dos oprimidos e dos que ficaram à margem da sociedade. Sua teologia, chama a atenção para a miséria e a exclusão, e denuncia os pressupostos ideológicos, incitando as demais correntes a se questionarem por  sua relevância  social. Sua teologia de nítido cunho Social identifica as várias faces da opressão, evidenciando que a opressão socioeconômica é apenas uma delas.

Francisco Mendes Costa

Economista, graduado pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus-Itabuna-FESPI (1974), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002), Doutor em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ/CPDA (2012).

E-Mail: Frameco@ibest.com.br

 

George Justa

Cearense de Sobral, George Justa, recebeu a Medalha Boticário Ferreira e o Título de Cidadão Fortalezense pelos serviços prestados à educação em Fortaleza. É autor de livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio. É Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Internacional de Lisboa e Analista de Sistemas pela Universidade Federal do Ceará.  Exerceu as funções de Diretor Geral de Faculdade Privada, Diretor Geral de uma rede de Ensino Particular em Fortaleza e, durante mais de 20 anos, foi professor do Ensino Médio e Pré-universitário.

Gustavo Faria

Gustavo Faria é jornalista e pós-graduado em Marketing e Comunicação. Com

passagens por alguns veículos de comunicação, ele começou a trabalhar em 2005 com assessoria de imprensa esportiva. É diretor da G10 Assessoria Esportiva, empresa que tem mais de uma dezena de atletas e empresas em sua carteira de clientes.

Contato com o autor: contato@g10assessoria.com

Joanna D'Agostin Machado

Joanna   D'Agostin  Machado  nasceu no município de Muqui, no Estado do Espírito Santo,  tendo vivido sua juventude em Alegre.  Tomou parte na Antologia Poética editada pela Shogun Arte, no livro de poesia "Nós Quatro", juntamente com mais três poetas de São José do Calçado. Colabora no seminário local "A Ordem". Reside em São José do Calçado, há muitos anos, onde recebeu o título de cidadã honorária. Ocupa a cadeira n. 15 da Academia Calçadense de Letras, cujo patrono é Jair de Souza Mello. 

Jader Moreira Rafael

Jader Moreira Rafael  é filho de Gustavo Moreira de Aguilar e Zildamir Moreira Rafael, o autor é natural de Medina - MG, Distrito de Tuparecê, onde nasceu, em 12 de setembro de 1958, na fazenda Lagedinho, no córrego Sapucaia, próximo à comunidade do Ceará. Poeta, escritor, com três livros publicados, Luz dos Mestres (2010, A viola e a violência, didático (2011) e, por último, Santa Clara – Ecos da Ocupação do Vale do Mucuri, em 2012.

 

Josina Nunes Drumond

Jô Drumond é Professora, pesquisadora, tradutora juramentada, Artista plástica, Escritora e poeta. Atualmente é pós-doutoranda em Literatura Comparada, na UFMG. É doutora em Comunicação e Semiótica (Puc/SP) e mestre em Estudos Lite-rários (Ufes). É pós-graduada em Artes (Ufop) e em Literatura (Ufes). Graduou-se em Letras (UFMG), Língua, Literatura e Civilização Francesas (Univ. de Nancy - França), e  Artes Plásticas (Ufes). É membro do IHGES e de 3 Academias de Letras: AEL, AFESL e AFEMIL. Tem publicações em antologias, em revistas de pós-graduação, em anais de congressos, e na Internet. Tem poemas e contos premiados em MG, RS, PA e ES. Livros Publicados: Charneca; Memória Peregrina; As dobras do sertão; Filigranas Poéticas; Tearte; Solimultidão; O Solitário de Itapemirim; Trancelim.

Tem ainda 3 antologias publicadas como organizadora, e dois livros como tradutora: Le vivier du silence; Le vent de l'autre nuit.

José Mario Guedes Miguez

José Mario Guedes Miguez  é advogado, membro da academia de Letras, Cultura e artes do Centro-oeste, fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Barras do Garças, membro da Associação Goiana de Imprensa (AGI) e da União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE,GO).É autor dos livros:  Chacina do Meruri: a verdade dos fatos; A farsa no Vale do Araguaia; O primeiro sequestro aéreo: aeródromo de Araguaia, GO;  Minhas Pescarias no Araguaia.

Juliano Domingues

Juliano Domingues nasceu  em São Jerônimo, RS, em 1981. Dedica-se há amais de 10 anos à docência. Formou-se em Educação Física pela Ulbra. Especializou-se em Inclusão Social, Polícia Comunitária, Educação Física Escolar e Educação e Contemporaneidade. Suas primeiras experiências na literatura foram em jornais regionais, onde foi colunista por breves períodos. Já teve alguns de seus contos e poesias publicados no Jornal Zero Hora. Atualmente é funcionário público. Escreve poesias, contos, crônicas, além de livros técnicos.

Julio Cesar Pereira de Paula

Julio Cesar Pereira de Paula é Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Faculdade Christus),  Graduado  em Direito (Unifor), Pós- Graduado em Gestão Escolar (UECE); Graduado em Filosofia. Membro da  Associação Cearense dos Escritores, Locutor  de AM e FM.   Atualmente é professor do Instituto de Desenvolvimento e Cultura do Estado do Ceará.

 

Email: juliopaula2011@gmail.com

Karina de Rezende Tavares Fleury

Mestre em Estudos Literários (UFES) e pós-graduação em Teoria Psicanalítica e Práticas Educacionais (UNIG). A autora possui poemas, ensaios, resenhas e artigos publicados nos Anais do VII Congresso em Estudos Literários/2006, Vitória; Anais do II Seminário sobre o Autor Capixaba/2007, Vitória; Pensamentos, críticas, ficções/2008, Vitória; Tempo das águas/2008, Vitória; nas revistas Saberes Letras de Vitória-ES/2006, Revista Mosaicum, da Faculdade do Sul Bahia.

 

Marcos André Malta Dantas

Marcos André Malta Dantas, iniciado na A.:R.:L.:S.: Experiência e Sabedoria,  n. 47 do Oriente de Vitoria, jurisdicionada a G.:L.:M.:E.:E.:S.:, no dia 25 de novembro de 2005, elevado ao Grau de companheiro Maçom no dia 28 de março de 2006, e alcançou o ápice Símbólico, exaltado em 25 de julho de 2006. Nos graus filosóficos atingiu o Grau 33 em 2012 .

É formado em Medicina pela Escola De Medicina da Santa Casa de Misericórdia do Espírito Santo em 18/12/1982 . Chegou ao posto de Primeiro Tenente da Marinha do Brasil. Fez Residência no Hospital Naval Marcilio Dias. É Especialista em Clínica Médica e Nutrologia.  Foi Presidente da Associação Medica Brasileira De Oxidologia, Diretor Clínico do Centro de Nutrologia e Nutrição e introdutor da Medicina Ortomolecular no Estado do Espírito Santo.

Como escritor publicou mais de 10 livros. Email: clinicadador@bol.com.br

Mônica Abranches

Mônica Abranches é doutora em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP. Atualmente, é professora Adjunta III do Instituto de Ciências Sociais no Curso de Serviço Social da PUC MINAS e assessora da Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e Gestão Participativa de Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: participação popular, assistência social, cidadania, formação política, desigualdades socioespaciais, descentralização de políticas públicas e ética profissional.

Nilson Robson Guedes da Silva

Mestre e Doutor em Educação (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Limeira, e pesquisador convidado do Laboratório de Gestão Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional (catorze anos em direção e supervisão escolar da educação básica e cinco anos na coordenação de cursos do ensino superior)

Rodrigo da Costa Araújo

Rodrigo da Costa Araújo é Mestre em Ciência da Arte (Universidade Federal Fluminense) e Doutorando em Literatura Comparada, também, pela UFF. Leciona Literatura Brasileira, Literatura infanto juvenil e Arte educação na FAFIMA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. Organizou a coletânea Literatura e Interfaces e possui artigos e ensaios publicados em periódicos científicos. E-mail: profrodrigopuc@hotmail.com

 

Rodrigo Loureiro Medeiros

Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (setembro de 2002) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade

Federal do Rio de Janeiro (outubro de 2005). Possui interesse acadêmico em gestão e organização econômica, temática discutida em artigos publicados em revistas científicas. É coautor de e membro do Conselho Científico da Revista Mosaicum.
Contato com o autor: medrodrigo@gmail.com

PUBLICAÇÕES:
Competitividade, instituições e desenvolvimento econômico

Shirley Marylene Peixoto Saliba

Shirley Marylene Peixoto Saliba nasceu em Mimoso do Sul, ES. Cursou Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Espírito Santos (hoje Ufes) e Orientação Educacional na  PUC-RJ. É Mestre em Linguística Aplicada ao Português (PUC-RS). Sua experiência profissional vai da alfabetização aos cursos de Pós-graduação. Lecionou no Grupo Escolar Alberto de Almeida, na Escola Normal Pedro II e na Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Foi professora de Língua Portuguesa de cursos de graduação e pós-graduação na Ufes, na UVV e no Cesv.  

Valci Vieira dos Santos

Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Doutorando em Literatura Comparada (Universidade Federal Fluminense). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia e também professor assistente da Faculdade do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
PUBLICAÇÕES:
Campo e cidade na poesia de Cesário Verde (Opção, 2011).
Linhas e entrelinhas (UNEB/UDUFBA).

Wanderley Wasconcelos

Wanderley Wasconcelos é formado em Comunicação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi professor da rede pública e trabalha em jornais. Natural de Torixoréu, reside em Barra do Garças (MT).  Tem publicado Aboio (Causos da Vida Posseira), Um Drink em Linha Reta, Viagem Nua, Um Cálice de Luz (infantil), Cordel sem viola (Opção, 2012) entre outros.

Wilbett Oliveira

Wilbett Oliveira nasceu em Umburatiba, MG. Mudou-se para São Mateus (ES), em 1974, onde concluiu seus estudos acadêmicos e travou contato com os poetas Valdo Motta e Maciel de Aguiar.
É pós-graduado em Literatura Brasileira (UNIVERSO, RJ), assessor editorial e membro do Conselho Editorial da Revista Mosaicum (NUPPE/FASB). Sua poesia tem sido elogiada pela crítica e, em 2010, a revista Smerilliana, de Milão (Itália) traduziu nove poemas do seu livro Sêmen.

Wilson Alves de Araújo

Wilson Alves de Araújo, natural do  Rio de Janeiro, é Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes  (UCAM),  Especialista em Docência Superior pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB ) e Graduado em Licenciatura Plena em Economia pela Faculdade de Formação Profissional Integrada  (FACEN). É também Professor  nos cursos de MBA em Finanças e Contabilidade Gerencial  e  no Curso de MBA de Gestão de Negócios e Pessoas, da Pós-Graduação da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

Please reload

Clique Aqui

© 2013 Opção Editora todos os direitos Reservados.

  • s-facebook
  • s-linkedin